23 de August de 2013 |
Por

ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE |A ORDEM DOS FATORES ALTERA O RESULTADO

pele1

Sim, nós amamos maquiagem! Mas antes de mais nada precisamos ter uma pele bonita e saudável. Os cosméticos, nossos adorados produtos de beleza e tratamento de pele são a salvação! Porém… hoje em dia, com a quantidade de produtos incríveis disponíveis no mercado, fazer bom uso deles é tarefa difícil, uma verdadeira confusão mental! O que vem antes, hidratante, sérum, tônico, anti-manchas, protetor solar? A matemática te ensinou diferente, mas quando o assunto é rotina de cuidados com a pele, a ordem que você aplica os produto, interfere sim no resultado!

A pele respira pelos poros, quando eles entopem aparecem espinhas e cravos, aumentam a oleosidade, a pele fica com um aspecto cansado e sem viço. Por isso, o primeiro passo sem dúvida é a higienização, essa etapa é importante para desobstruir os poros, e se livrar das impurezas acumuladas pela maquiagem e poluição.

1 limpeza

Lave o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, utilizando sabonetes específicos para seu tipo de pele e fazendo movimentos circulares. A temperatura da água deve ser de fria a morna, enxágue bem, sem deixar resíduos de produtos e por fim, seque suavemente com uma toalha limpa dando “batidinhas” em todo rosto.

É muito importante não lavar o rosto mais de duas vezes por dia. Quem tem pele oleosa (eu!) tem vontade de lavar várias vezes ao dia, mas isso causaria o “efeito rebote”, ou seja, a glândulas sebáceas passam a produzir mais óleo para compensar o ressecamento excessivo causado pelas lavagens. Caso seja realmente necessário lavar, dispense o uso do sabonete, use apenas bastante água.

Uma vez por semana, após a limpeza é indicado a esfoliar a pele. A esfoliação remove as células mortas, deixando-a mais macia ao toque e desobstruindo os poros, ativa a circulação do rosto, dando uma aparência mais saudável e iluminada. Aplique o produto em movimentos circulares e suaves e evite a área dos olhos, pois é uma área sensível com a pele muito fininha.

2 esfoliar

Além da esfoliação, a cada uma ou duas vezes por semanas, conforme a necessidade do seu rosto, lance mão de uma máscara de tratamento que promove limpeza profunda, nutrição intensiva… Qualquer tratamento que o produto se propõe. Você pode usar máscaras faciais para ajudar a combater a acne, hidratar profundamente ou até mesmo para preparar a pele para uma festa ou ocasião especial. É um cuidado simples e super eficiente.

3 máscara

O próximo passo é tonificar. Esses produtos são importantes, pois removem impurezas que os sabonetes não alcançam, equilibram o pH da pele, e tem propriedades que otimizam a penetração dos ativos dos cremes aplicados na sequencia.

4 tonificar

Para utiliza-lo embeba um disco de algodão com seu tônico e aplique delicadamente (não esfregue) do centro para as laterais da face, evitando o contato com os olhos.

Assim como a maioria dos cosméticos, existem tônicos específicos para cada tipo de pele. Tônicos adstringentes são ricos em ácido salicílico por isso são indicados para peles oleosas e acneicas, possuem ação de limpeza profunda e antisséptica. Para peles normais, procure pelo ácido hialurônico e extratos de chá verde, camomila e calêndula. Para as peles secas, aposte nos tônicos com agentes calmantes, Aloe Vera e livres de álcool. As fórmulas para peles mistas trazem um mix desses ingredientes.

Com a pele tonificada, é hora do sérum. Esse produto são ultra concentrados em ativos para tratar rugas, manchas, perda de firmeza, são indicados para começar o uso após os 25 anos. Têm textura bem fluida, penetram instantânea e mais profundamente na pele.

5 serum

Agora, caso seja adepta de algum, é hora dos cremes de cuidados específicos, área dos olhos, anti manchas, para tratar vermelhidão…

6 cuidados especificos

Até que em fim… A hidratação. Todos os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive as oleosas. A função desse produto é devolver e reter a água perdida pela epiderme (camada superficial da pele). Opte por um produto específico, textura fluida ou gel é indicada para peles oleosas e creme para os demais tipos de pele. Espalhe com cuidado pelo rosto, fazendo pequenos movimentos circulares que ajudarão na absorção do produto.

7 hidratar

Uma dica para melhorar a hidratação é aplicar o hidratante logo após o banho, quando a pele ainda estiver úmida, isso facilita a absorção do produto na pele.

E claro, indispensável, o protetor solar, esse produto contém substâncias físicas e químicas que formam uma barreira contra os danos dos raios ultravioleta, portanto todo produto aplicado após o protetor não será absorvido pela pele. É indicado uma proteção solar mínima de FPS30 mesmo para área internas, pois os raios UV são emitidos pela luz artificial também.

8 proteger do sol

Depois de tudo isso, você já está preparada para passar a maquiagem!

dica

Na rotina noturna, você pode substituir o hidratante por um creme antienvelhecimento mais potente, com ativos como vitamina E, elastina, ácido hialurônico. E claro, elimina o protetor solar!

fluxo2

Se você é super sortuda e tem uma pele maravilhosa naturalmente ou não gosta de gastar seu precioso tempo com esses procedimentos, adote apenas a limpeza, hidratação e protetor solar sempre. Mas não esqueça, cuidar da pele e uma poupança, os resultados a gente colhe lá para frente!

5 Comentários
Categorias: PELE

Comments

  1. Adorei a matéria!!!!
    Só preciso tirar a preguiça de lado!!! Hehhehe
    Bjoss

Trackbacks

  1. […] Além deste óleo de ouro, a guru da beleza recomenda cuidados e manutenção diários com a pele com o uso de sete a oito produtos diariamente, entre hidratantes, esfoliantes e máscaras! Nós já demos a dica faz tempo, lembram? […]

  2. […] A ordem dos fatores altera o resultado – Rotina de tratamento facial: Com milhões de tipos de produtos que lançam toda hora, você sabe quando deve aplicar cada um? Protetor solar vem antes ou depois do hidratante? E o sérum? Saiba como usa-los e tirar proveito do melhor de cada um! […]

  3. […] não se esqueçam! Além dos cuidados básicos (limpeza, hidratação, proteção solar, bla bla bla…), a alimentação e uma ótima noite de sono são os melhores cométicos! Os princípios ativos dos […]

  4. […] O produto vem com um pumpizinho, bem prático, quatro gotinhas são suficientes para passar no rosto e no pescoço (please! não esqueçam o dele, pobrezinho). Uso de manhã e a noite depois do tônico, se tiver dívidas sobre quando usar o sérum, falamos sobre isso aqui. […]

Speak Your Mind

*