16 de May de 2017 |
Por

UM ESCLARECIMENTO SOBRE ÓLEOS FACIAIS | PORQUE O ÓLEO NÃO SUBSTITUI O HIDRATANTE?

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de óleos faciais! Mesmo tendo pele mista, entrei nessa onda há anos e não sai mais. Óleos faciais deram tão certo para mim, que sempre indico para amigas e leitoras que me perguntam sobre skincare. Desde que comecei a usar óleos sinto minha pele mais equilibrada, mas apesar de amar essa etapa, nunca deixei de usar o hidratante “convencional”. E acho que deixar o hidratante de lado, é o principal erro que vejo as pessoas cometerem quando decidem se arriscar com óleos faciais.

Por incrível que pareça o óleo sozinho não oferece a hidratação que a pele precisa. Como o próprio nome diz, hidratação vem de “água” (hydra), que é um elemento que o óleo não possui. Por isso, muitas vezes usar o óleo sozinho pode não ser a melhor escolha para cuidar da pele.

Enquanto hidratantes são na sua maioria absorvidos (75% aproximadamente referente a agua e outras substancias hidrofilícas, da 25% da composição, em média, são ingredientes lipídicos, que formam uma barreira protetora na pele),  os óleos ficam na superfície da pele funcionam como uma barreira para pele não perder água, pois dificultam a evaporação para o meio externo. Ou seja, na teoria, óleos não são hidratantes por si só, eles garantem que  água que você tem nas camadas internas da pele não seja perdido para o ambiente, por isso se não tiver agua, no caso de principalmente de peles secas ou ressecadas, o óleo perde a função se usado sozinho.

Está procurando alguma sugestão de óleos? Aqui tem uma lista completinha. E nesse post explico o melhor jeito de aplicá-lo no rosto. 

Em outras palavras, uma metáfora que deixa essa explicação muito mais clara, imagine que sua pele é uma esponja e o óleo facial um saco plástico, se guardar a esponja molhada dentro do saco plástico, ela se manterá molhada (hidratada), enquanto se guardá-la seca, a esponja terá uma barreia de proteção porém ela continuará seca. Isso é o que acontece quando óleo facial é aplicado sobre a pele seca, ou seja, o óleo facial não substitui o hidratante, mas o complementa.

A pele tem essa barreira lipídica natural, mas, vai perdendo com o tempo. Por isso peles muito jovens são saudáveis mesmo sem muitos cuidados específicos (por isso a maioria das crianças tem pele normal), a barreira lipídica natural da conta de equilibrar sem precisar de ajudinha externa. Elas raramente precisam de hidratantes, pois se hidratam por si só. Peles mais maduras, por sua vez, tendem a perder uma quantidade maior de água por défict na sua função barreira, deixando a pele mais desidratada e precisando então da aplicação de hidratantes. Uma pele saudável é uma pele corretamente hidratada. Hidratação equilibrada significa pele equilibrada.

Comente!
Categorias: DICAS, PELE

Speak Your Mind

*