26 de January de 2016 |
Por

INOVAR EM TEMPOS DE CRISE. OI?

Inovando na crise

O dólar está nas alturas e não deve desacelerar tão cedo, a inflação vai no mesmo ritmo, a economia interna está instável, a confiança no governo está mais em baixa que pneu murcho de carro velho, o mercado de trabalho está deixando mais gente na mão do que motorista de ônibus lotado… e agora, José? O que fazer?!

Os mais otimistas gostam de enxergar no momento de crise uma oportunidade para inovar. Deixam a descrença de lado, põem a criatividade para fluir, saem da zona de conforte e plim! Surgem com uma idéia que pode mudar suas vidas, sua situação financeira e às vezes o curso da humanidade!!! Ok, vamos voltar para a realidade. O fato é que há sim, muita gente que tira proveito de um momento complicado para bolar algo novo e se reinventar, ao invés de ficar se lamentando e xingando o chefe, o vizinho, o colega de trabalho, o político (se bem que esses aí andam merecendo mesmo).

Frases Albert Einstein

Neste post, trago algumas ideias para você que está precisando dar aquela chacoalhada na poeira!

  • Use a internet a seu favor!

A internet pode ser sua melhor amiga ou o ralo de algo muito precioso que nós temos: o tempo. Use a ferramenta mais incrível do planeta a seu favor! Divido uma experiência pessoal com vocês: substituí os feeds de notícias de algumas pessoas “malas” do meu Facebook por atualizações de páginas de assuntos que eu gosto, quando vi, estava acompanhando centenas de páginas de assuntos diversos que fazem a minha linha do tempo no Face um lugar com muita informação interessante! Melhor do que ficar vendo prato de comida do almoço alheio! Ahahaha

Além de tudo, a internet essa linda, ainda pode te ensinar MUITAS coisas e de GRAÇA!! Depois de ler uma publicação no LinkedIn do Alexandre Bobeda, separei aqui alguns cursos online que são beeem bacanas e muitos deles são totalmente grátis! (Alguns estão disponíveis em inglês ou outros idiomas somente).

  1. Coursera – (Em inglês).
  2. Coursera em Português 
  3. edX – pensa nas Universidades mais tops dos Estados Unidos como MIT, Harvard, Columbia e Berkeley! Agora clica aí! (Em inglês).
  4. Veduca – tops Universidades brasileiras!
  5. Khan Academy – grátis e quase todo em português: sonho!
  6. FutureLearn – direto do Reino Unido para o seu note! (Em inglês).
  7. Univesp TV – da Fundação Padre Anchieta.
  8. FGV Online – da gigante Fundação Getulio Vargas, com cursos que vão desde economia doméstica até empreendedorismo!
  9. eduK – vários cursos gratuitos e sistema de assinatura mensal com todo o conteúdo!
  • Abra a sua mente!

Às vezes é bão sair da caixinha! Explorar assuntos novos, com os quais você nunca teve contato só pode dar em coisa boa! Se não te inspirar a fazer algo novo, no mínimo será um excelente passatempo! Aqui algumas fontes quase inesgotáveis de conhecimento:

  1. Ted Talks – uma rede internacional de conteúdo com palestras curtinhas de inúmeros temas. Interessante demais!
  2. Slideshare – plataforma do LinkedIn contendo apresentações de slides sobre assuntos diversos.
  3. Dezbloqueio – site super interessante de conteúdo diverso, de onde eu tirei esta lista!
  • marketing pessoal!

Se tá tudo uma desgrama, não é você que vai andar por aí como uma desgrama ambulante, certo?! Não precisa comprar uma Mercedes e fazer compras no shopping mais caro da cidade, mas manter o alto-astral, o bom humor, uma boa aparência, faz com que as pessoas se aproximem de você, faz com que você seja alguém querida e bem cotada! De bons relacionamentos sempre podem surgir boas oportunidades de negócios, boas parcerias, boas idéias e até novas amizades, o que nunca é de mais! Então chuta o baixo-astral e aproveita pra chutar também aquele amigo|primo|colega de trabalho que está sempre se lamentando pelos cantos! Cerque-se de pessoas interessantes e de bem com a vida!

  • Desapegue de tralhas!

Além de manter a sua casa sempre organizada, livre de coisas que você não usa mais, você ainda pode fazer uma graninha extra! Sites como Enjoei e OLX são uma ótima opção para quem tem coisas inteironas para se desfazer! Já testei os dois! Adorei o resultado! Lembrando que doar roupas, móveis, brinquedos, eletrônicos, etc, em bom estado sempre pode ajudar alguém além de liberar espaço na vida da gente!

  • Mão na massa!

Tem aquele talento especial para bolos? Para trabalhos manuais? Para desenho, fotografia, elétrica, mecânica?? Gente! Tá esperando o que?! Além de dar uma complementada no orçamento, começar uma nova empreitada é uma ótima motivação para inovar! Quem sabe você pode fazer algo que muitas pessoas fazem, mas com um toque diferente?! Além do que, nunca é tarde para mudar o foco, a carreira, os planos, as metas…

  • Network

Relacionamentos são uma chave de ouro para o sucesso. Tanto profissional como pessoal. Você vai lá agora naquele seu perfil do LinkedIn e faz favor de dar uma turbinada nele! Vai falar com aquele cara do trabalho para quem você nunca deu muita bola! Sabe-se lá o que está por trás daquela pessoa desconhecida! Ir no churrasco do colega de trabalho, no aniversário da tia da amiga, no almoço de fim de ano pode sempre ser uma oportunidade para iniciar conexões novas e estratégicas, só depende de você!

networking

  • Determinação!

Tem um projeto que nunca saiu do papel? Tem um projeto que já levou 35 nãos? Não desista! Hoje em dia temos mania de estrelato imediato, mas grandes conquistas vêm do esforço e da determinação! São lendas as histórias de gente que passou a fazer sucesso do dia pra noite, acordou nadando no dinheiro e dando entrevista na TV, a maioria esmagadora das histórias de sucesso tiveram início em pequenas sementinhas plantadas anos antes, regadas com muita força de vontade, determinação, coragem e INSISTÊNCIA!

  • Economize!

Aprenda a lidar melhor com o seu dinheiro. Não corte da sua vida todas as despesas com lazer e diversão, mas saiba rever e dosar os gastos e previna-se contra qualquer imprevisto financeiro, assim você dorme mais tranquila e tem a liberdade para tomar qualquer decisão diferentona no futuro!

  • Descole um hobby!

Ter uma atividade paralela, diferente da obrigação do trabalho, pura e simplesmente para distrair a mente e para sua própria diversão, estimula a criatividade e motiva! Procure algo que te empolgue e faça disso um hobby! Posso dizer que a fotografia e o Blog mudaram muitas coisas na minha vida!

  • Aprenda um novo idioma!

Falar mais de um idioma coloca você à frente de muitas pessoas, hoje muita gente já fala inglês, então estamos quase naquele momento em que você precisa ter mais de dois idiomas! Português, Inglês e algum outro. Curso está caro? A internet pode te ajudar nisso também! Ó:

  1. Duolingo – tem até aplicativo de celular! Você pode dar um booster em vários idiomas a qualquer hora e qualquer lugar!
  2. BBC Languages – vários idiomas e várias opções de cursos de pagos à gratuitos.
  3. Live Mocha – totalmente gráááteeeees!
  • Largue tudo e vá fazer o que você sempre quis!

Compartilhando mais uma vez uma experiência pessoal: depois de formada não parei mais de trabalhar e batalhar meu espaço no mercado de trabalho. Após quase 6 anos na mesma empresa, sentindo o peso da desmotivação e do cansaço, e ainda diante da economia do país desacelerando tanto, pedi as contas e me joguei na estrada! Fui tornar realidade um sonho que eu nutri por bastante tempo, pelo qual abdiquei de muitas outras coisas. Então se você tem um sonho antigo, seja ele qual for, e não achava nunca uma “brecha” na correria para realizá-lo, pode ser que esse momento tenha chegado! Pensa nisso! Conto tudo sobre a melhor loucura que já fiz na minha vida aqui neste post!

Então partiu 2016! Que crise que nada! Dá um chapéu nazinimiga e ahaza!

1 Comentário
Categorias: CONVERSINHA, DICAS

Trackbacks

  1. […] em crise, a Juju fez um post legal com dicas de como sobreviver a […]

Speak Your Mind

*