5 de November de 2014 |
Por

ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE PRODUTOS ANTI IDADE

produtos-anti-idade

Um dia alguém me falou que produtos anti idade deviam ser usados a partir dos 25 anos, isso ficou muito tempo na minha cabeça! Como gosto de passar cremes, comecei a usar alguns produtos quando tinha uns vinte e poucos anos, e acreditem ou não, eu sentia uma sensação de estar fazendo coisa errada, tipo “só deveria usar isso daqui cinco anos…”, tinha quase receio de contar para dermatologista! Mas, hoje, sei que na verdade quanto antes começarmos a cuidar da pele com os produtos certos, melhor!  As rugas se formam nas camadas mais profundas da pele muito antes de aparecer no rosto — e é claro que ficará visível com o passar dos anos. “Por isso, quanto mais cedo começarmos os cuidados, melhor será a conservação da pele.

A questão é que, independentemente da idade, em algum momento da vida, percebemos que nossa pele está mudando. Nas vésperas dos meus 27 anos, já percebo a chegada de umas ruguinhas na testa, a elasticidade da pele não é mais a mesma, e tem também o famoso bigode chinês que tá chegando para mim já… Por isso tenho me interessado muito por esse universo dos cosméticos anti idade. Será que eles funcionam ou são apenas potinhos elegantes cheio de promessas?! Tire suas dúvidas!

quando devo começar a usar?

O ideal é prevenir desde de sempre, usando o bom e velho conhecido protetor solar desde de pequena. Mas, poucas pessoas tem essa consciência, minha mãe tinha! Lembro dela tentando passar protetor em mim quando era pequena e eu chorava e esperneava! Quem me viu, quem me vê, hoje me chafurdo nos cremes! Mas… antes tarde do que nunca, aplique protetor solar sempre! Já falamos bastante sobre esse assunto no blog, veja aqui e aqui.

quando os cuidados passam de prevenção para correção?

Voltando a questão da idade, de fato é por volta dos trinta e poucos anos que os sinais ficam mais evidentes. Nesse momento os cuidados passam de prevenção para reparação dos danos. Agora, além do protetor solar, você vai precisar da forcinha de formulações com ingredientes que estimulem a produção de colágeno para amenizar as marcas já existentes e evitar o aparecimento de novas”.

o que são as rugas e como preveni-las?

Rugas aparecem pois, com o passar do tempo, vamos gradualmente diminuindo a produção de colágeno, proteína responsável por manter a firmeza da pele. Claro que outros fatores além da idade, como exposição solar e fumar, agravam a situação. Assim como manter hábitos alimentares saudáveis e beber muita água podem atrasar o processo. Mas depois que as rugas já apareceram, dá para reverter? Prevenir é sempre o melhor caminho, mas existem algumas substâncias que são grandes aliadas no seu tratamento. As substâncias a seguir são as mais utilizadas atualmente:

  • Antioxidantes: Como chá verde, vitamina E e C tem como objetivo reverter os danos solares que comprometem a produção de colágeno, ou seja, eles previnem a formação de novas rugas!
  • Ácido hialurônico: Esse ácido absorve e retém as moléculas de água,  prolongando a hidratação da pele e promovendo o efeito lifting, já que expandem e “esticam” a pele. É essa substância utilizada para preenchimento de rugas. 
  • Alfa hidroxiácidos: Também conhecidos com AHA, são ácidos derivados de frutas e outros alimentos, um dos mais populares é o ácido glicólico, derivado da cana de açúcar, é o AHA com menor tamanho molecular, por isso é tao efetivo na penetração na pele.  Em geral, eles servem como esfoliantes químicos, removem  pele morta superficial e melhorando a textura, o viço da pele e aparência de linhas finas.
  • Peptídeos: É bastante usado na indústria cosmética devido ao seu alto poder de cicatrização e por estimular a produção de colágeno ele acelera a regeneração celular.
  • Ácidos graxos: Substâncias capazes de retardar e impedir os sinais de envelhecimento da pele, reduzindo a aparência de rugas e manchas pois agem como substâncias fotoprotetoras.
  • Retinol: A mais famosa de todas as substâncias anti idade, na verdade, é considerado por muitos dermatologistas a única substancia com efeitos anti idade comprovados cientificamente. O retinol, é uma forma complexa de vitamina A. Substância que estimula a produção de colágeno e melhora a irrigação sanguínea da pele. É o anti-idade mais usado atualmente, mas atenção! Estudos indicam que algumas formas dessa substância não devem ser usadas durante o período da gravidez pois estão associadas a má formação fetal.

Ultimamente ando muito estudiosa! Semana passada fiz um post bem interessante para complementar o conteúdo de hoje, sobre a interação química das substâncias, explico: é um post sobre substâncias que funcionam melhor quando usadas junto com outras. Nele tem também algumas sugestões produtos com essas substâncias acima.

Agora parece fácil, né?! Na hora de procurar seu anti idade procure um dos ingredientes acima e mais importante, preste atenção na concentração dos ativos, isso faz uma diferença enorme na eficácia do produto! Por que um sérum de vitamina C de uma marca é três vezes mais cara que a outra marca? Bom, excluindo questões mercadológicas relativas ao valor agregado da marca, isso está diretamente associado a concentração dos princípios ativos, produtos com maiores concentrações tendem a ser mais caros. Inclusive a ANVISA, regula a concentração máxima segura para alguns ativos, por exemplo, para o retinol é 0,3%, para AHA é 10% e para vitamina C (ácido ascórbico)  é 20%. Dentro dessas concentração, quanto maior melhor!

Ah! Não confunda a concentração dos ativos com quantidade de produtos. Aqui  também vale a lei do menos é mais. Busque produtos com alta concentração de ativos, mas não aplique muito produto na pele pois a “overdose” pode obstruir os poros e causar as malditas espinhas!

quais os melhores ativos para cada faixa etária?

Comecei o post dizendo que quanto antes você começar a se cuidar melhor, mas com os produtos certos! Se uma pessoa muito nova usa anti idades muito potentes, no melhor cenário você está jogando dinheiro fora e o produto não vai funcionar, mas em casos extremos podem ocorrer irritações, acne, manchas e até cicatrizes. Resumindo, tem que se cuidar sim, mas com os produtos adequados para sua idade!

Dos 20 aos 30 anos, o ideal é se prevenir com produtos com antioxidantes à base de vitaminas C e E e hidratantes com ácido hialurônico. Dos 30 aos 40, as fórmulas devem ter esses mesmos agentes, mais os retinol, peptídeos, e concentrações maiores de ácidos hialurônico. Dos 50 em diante, o desafio é resgatar a elasticidade da pele investindo nos mesmos ativos da faixa dos 40 anos, mais ácidos graxos. Obviamente esse é um diagnóstico genérico e para ter uma orientação melhor, devemos consultar um dermatologista!

resumindo…

Nós vivemos em busca do elixir da juventude, mas a verdade é que isso não existe, independentemente do que os rótulos prometem para gente! O segredo está em “saber envelhecer” e reconhecer a beleza de cada idade. Claro que é ótimo se cuidar, mas cada vez mais percebo que envelhecer naturalmente é a coisa mais bonita que existe. Não sou contra intervenções (nem cirúrgicas, eu inclusive já recorri a elas) desde que elas te façam feliz. Mas negar que o tempo está passando é enganar a si próprio. Minha vó é uma das mulheres mais vaidosas que conheço e no auge dos seus 85 anos ela continua passando creminhos e se achando linda, eu também acho! Momento filosófico, eu sei! Mas sempre procurei um espaço no blog para dizer que, apesar de escrevermos um blog sobre beleza, não somos escravas dessa ditadura! Acreditamos que ser feliz é primordial antes de tudo!

2013-11-30 22.31.50 - Cópia

[vovó linda! S2]

Beijos lindas!

7 Comentários
Categorias: anti idade, DICAS, PELE

Comments

  1. Jé, esqueci de perguntar!rs
    Me fala um hidratante bom para o rosto que suporte o frio, já que estou indo semana q vem viajar!
    Bjoss

    • Chris, tem muitas opções boas viu!
      O Embyolisse (difícil de achar), o hidratante facial da Cetaphil para pele seca e o Ultra Facial Cream da Kiehls são cremes beeem hidratantes. Procure produtos para peles secas.
      Outra boa opção são os óleos faciais, eles protegem bastante do frio. A MAC tem um legal e a Clarins tbm. Os dois tem na Sephora.
      Água termal a noite ajuda também Chris, dá uma acalmada na pele.
      Boa viagem!! 🙂

  2. Que linda sua avó, Jé!!!
    Adorei o post!
    Bjoss

  3. Que linda a foto com sua vo! Bjs

Trackbacks

  1. […] A moça que me ajudou na Sephora indicou  também uma outra essência da marca Hada Labo rica e acido hialurônico. Minha pele adora essa substância, ela atua retendo as moléculas de água,  prolongando a hidratação da pele e promovendo o efeito lifting, já que expandem e “esticam” a pele. Falei mais sobre ela e outras substâncias usadas em produtos anti idade nesse post. […]

Speak Your Mind

*