20 de July de 2016 |
Por

EMPREENDEDORISMO: OI?

Mulher Empreendedora

Empreendedorismo. Eu não tenho pretensão alguma de ensinar nada pra vocês relacionado a isso , eu também estou aprendendo! Desde que voltei para o Brasil no final agora do meu ano sabático (hummm, vale um Conversinha sobre isso, hein?!) eu ando pesquisando alternativas para esta velha fórmula de trabalhar das 8 às 18. Sabe qual é!?

Recentemente fui visitar o Campus São Paulo. Espaço que o Google criou para atrair as mentes brilhantes do século XXI que poderão provocar mudanças significativas no mundo.

cadeiras googleDentre muitos outros espaços dispostos nos dois andares do edifício próximo à Paulista, esta área é para o pessoal relaxar entre uma ideia fantástica e outra! Hehehe

sinuca escritorio googleDá pra jogar uma sinuquinha também!

O espaço é sensacional, e realmente inspira muita criatividade! Há uma diversidade enorme de pessoas tratando dos mais interessantes assuntos. Eu fiquei de butuca num pessoal lá que olha gente… tem coisas muito interessantes e inovadoras rolando por aí! Gostei tanto que coloquei mais fotos e escrevi aqui sobre a atmosfera do Campus! E é super democrático! É só se inscrever e ir!

Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

Endeavour Brasil

Decidi então aproveitar o espaço aqui do Conversinha para compartilhar com vocês algumas coisas booouas que eu ando vendo nessa internet a fora, que se não forem te inspirar a alçar novos voos, de repente poderão te trazer alguns novos aprendizados e gentem, aprender nunca é de mais não éééam?!

empreendedorismo[Fonte: Marketing com Bruno Marinho]

  • Há uns meses eu escrevi este Conversinha aqui listando alguns sites muito preciosos para aprender coisas novas na internet. Eram sites de assuntos gerais, desde idiomas à “faça você mesmo”. Mas são super ricos em conteúdo então tá valendo ainda!
  • A Endeavour Brasil é uma organização bem sólida que impulsiona empresas e startups há alguns anos. Eles têm cursos e um conteúdo fantástico e muito completo (em vídeo, em forma de artigos e e-books) para quem está interessado em iniciar um negócio diferentão!
  • A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios é antiga, e a versão web é maravilhosa! Cheia de conteúdo e informação muito atualizadas! Além disso você pode assinar a revista por um preço que eu achei bem acessível para ter o conteúdo impresso exclusivo.
  • Nômades Digitais é o outro site do casal criador do Hypeness. Há 10 anos, quando achava-se que o mercado de Blogs estava saturado, a Jaque e o Eme decidiram seguir em frente e hoje pilotam portais campeões de acesso e ganham a maior grana com isso morando em vários lugares diferentes do mundo e do Brasil, já que o trabalho deles é única e exclusivamente via internet! Eles ministram cursos online sobre o assunto, para dividir com a galera a fórmula deles de sucesso! Mesmo se você achar que não tem nada a ver com esses sites, vale a pena espiar para ver o conteúdo que é super legal!
  • O SEBRAE é uma entidade privada de apoio à pequena e micro empresa e vem há muitos anos impulsionando empresários no Brasil. Na internet, o site do SEBRAE conta com um conteúdo completo sobre o tema, além de agendas de cursos e palestras.
  • No Youtube há uma gama de canais com o tema empreendedorismo. O Canal do Conrado Adolpho é um deles.
  • O canal do Murilo Gun tem de standup (hahaha) a vídeos super legais sobre empreendedorismo criativo!
  • E a Bel Pesce é “a mina”! De Harvard para o mundo, não perde as ideias dessa mulher!

Você sabe o que é uma Startup!?

Startup em inglês significa começar, dar início. As startups são empresas que criam e desenvolvem algum negócio, geralmente inovador e relacionado à tecnologia, com pouco investimento inicial. Além disso essas empresas já nascem com a incerteza do sucesso, mas devido ao baixo investimento necessário, este risco é aceitável e muitas vezes torna-se o combustível do desafio.

Ainda não tem muita certeza do que são as startups? Pois eu aposto que você conhece todas essa aqui: Easy Taxi, Buscapé, Netflix, PayPal, Uber, e o próprio Google! Aliás o Google é um case muuuito legal porque quando acharam que a ideia de mais um buscador online era maluquice, os caras provaram que uma boa ideia, mesmo que não seja pioneira, pode se tornar a maior empresa de internet do mundo! Ou seja: se você tem uma ideia muito boa, intimidade com internet e ajuda de pessoas confiáveis, manda ver que você pode criar a próxima startup de sucesso brasileira!

Mulherada empreendedora!

As mulheres ganham cada vez mais espaço no mercado, talvez ainda não estejamos no mesmo ponto dos homens quando o assunto é oportunidade, mas estamos caminhando para isso (uhuuu). Existem programas voltados para o desenvolvimento empresarial feminino! E não é fraca a onda não! Se liga:

  • Rede Mulher Empreendedora – organiza encontros e eventos para reunir as mulheres empreendedoras de todo o país. É a primeira e maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino da América Latina;
  • Mulheres empreendedoras – site com cursos e material voltado para as mulheres que querem empreender.
  • Existe até prêmio de incentivo de empreendedorismo feminino!
  • Para te inspirar, este artigo da meuSucesso.com reúne mulheres top, empreendedoras que ergueram impérios!
  • Um Blog sobre empreendedorismo feminino! Empreendedorismo de Batom é um Blog e uma revista apresentando informações, conteúdos, dicas e notícias sobre empreendedorismo para aprimorar seu negócio e crescer no mundo empresarial.

Os tempos andam meio difíceis aqui no Brasil. A incerteza na economia está assustando até as empresas consolidadas e a tecnologia pode e deve agir a favor de quem inova. Recentemente ouvi uma palestra da Jackie Hyland, diretora do Silicon Valley Bank (#girlpower!) onde ela dá exemplos de empresas que foram criadas em tempos de crise, trazendo inovação para setores abalados justamente por aproveitarem-se da crise para criar algo novo, como o airbnb, por exemplo! Então, o negócio é botar a cachola para funcionar, arregaçar as mangas e empreender no próprio negócio! 🙂

Comente!
Categorias: CONVERSINHA, DICAS

Speak Your Mind

*