12 de May de 2014 |
Por

DANDO BANHO NOS PINCÉIS

lavando_pinceis (1)

Adoro pincéis! Mas quando chega a hora de lavá-los, me dá uma vontade de ter um só! Que tarefa chata essa! E não tem jeito viu, tem que dar banhinho neles pelo menos quinzenalmente. A boa notícia é que se cuidarmos deles direitinho, os pincéis de boa qualidade podem durar anos! Além disso usar pincéis sujos é um péssimo hábito, com o tempo eles acumulam poeira, fungos, bactérias, ácaros, células mortas. Eca! Ou seja, quando ficamos muito tempo sem lavar nossos pincéis, transferimos essa porcaria toda para o rosto e para nossos produtos. Resultado: espinhas na pele e queridos produtos contaminados!

Convencidas que lavar pincéis é um mal necessário? Então vamos lá a algumas dicas.

o que eu uso?

lavando-pinceis (4)

Gosto de lavar os meus pincéis com shampoo neutro Johnson, os de neném, sabem? Ou com sabonetes líquidos anti bacterianos, tipo Protex. E para facilitar e agilizar a limpeza também uso uma luva de silicone, daquelas de pegar coisa quente no forno. A luva é bom porque a rugosidade dela ajuda a limpar os pincéis. A Sigma tem uma muito similar que custa U$35, a minha comprei nessas lojinhas de coisas de cozinha e paguei R$19.

lavando os pincéis

Normalmente os pinceis tem um cabo de madeira e uma parte de metal que une as cerdas ao cabo. Você deve evitar molhar essas duas partes. A madeira porque vai estufar e começar a rachar e a parte de metal, porque lá dentro tem a cola que segura as cerdas e molhar pode dissolve-la fazendo com que as cerdas soltem.

Então para lavar, coloque a luva em uma mão com uma gotinha de shampoo na palma, com as cerdas dos pincéis viradas para baixo, molhe as cerdas com água fria a morna, e sem pressionar muito para não abrir as cerdas, comece a lavar em movimentos circulares. Faça bastante espuma, enxague e coloque mais shampoo se necessário. Você vai saber que o pincel está limpo quando a espuma ficar branquinha.

lavando-pinceis (64)

Quando achar que chega de lavar, enxague bem com água corrente, esprema as cerdas para retirar o excesso de água e coloque para secar.

lavando esponjinhas reutilizáveis

Esponjas reutilizáveis, tipo beauty blender, lavo com água quente. Costumo coloca-las 30 segundos no micro-ondas em um potinho com uns dois dedos de água, depois de tirar lavo com o mesmo shampoo, faço bastante espuma, enxáguo bastante em água corrente, espremo e deixo secar. Fica como nova!

secando os pincéis

lavando-pinceis (40)

Sempre deixo meus pinceis secarem deitados em cima de uma toalha e com as cerdas para fora da mesa, assim evita de ficarem marcados e estragar o formato deles. Do mesmo jeito que acordamos com um cabelo bisonho sempre que dormimos com ele molhado, se as cerdas dos pinceis secarem amassadas, elas vão ficar estranhas! Além disso, é importante deixar os pinceis em uma posição que não deixe que a água escorrer para a cola das cerdas, para evitar que elas desmontem.

Em relação o tempo de secagem, pincéis sintéticos secam mais rápido, os de fibras naturais demora um pouco mais. No geral, indico que deixem secando de um para o outro.

secar com secador?

Secar os pincéis com secador não é uma boa ideia, o ar quente pode estragar a cola que segura as cerdas e elas vão começar a soltar. Se não tiver jeito, use o ar morno, secando sempre no sentido das cerdas e com o aparelho distante para elas continuarem intactas.

quebrando o galho…

lavando_pinceis (10)

Quando todos meus pinceis estão sujos, e estou na correria ou preciso mudar de produto na mesma maquiagem e não quero usar outro pincel, tenho um truque para limpar o pincel rapidinho. Em um papel, borrifo uma solução higienizadora de pinceis (o meu é da Contém 1g, custa R$29) e vou limpando as cerdas em movimentos circulares.

lavando-pinceis (2)

O líquido seca rápido, assim já dá para usar o pincel em seguida. Se não tiver a solução limpadora, pode tentar com lencinhos removedores de maquiagem. Lembrando que o higienizador não substituí a lavagem completa, é só um quebra galho mesmo!

para conservar

Evite guardar os pincéis (e toda sua coleção de maquiagem) no banheiro, a umidade vai estraga-los muito mais rápido. Prefira locais mais secos e arejados.

Sei que é super pratico deixar os pinceis em copinhos em cima da penteadeira, mas o ideal é mantê-los dentro de gavetas ou recipientes fechados. Deixá-los expostos acaba pegando um monte de poeira.

Tenha dois recipientes para guardar os pinceis, um você deixa os limpos e o outro vai guardando os sujos conforme for usando.

beijos je

2 Comentários
Categorias: Sem categoria

Comments

  1. Achei sensacional essa dica da luva!!!! Vou compra a minha!!!

Speak Your Mind

*